Monday, May 21, 2007
Depois do comentário empolgado e empolgante no último post com as palavras "Arrasaram!!!", "Bjunda" e outras, eu postarei mais um disco velho, mais precisamente de 1971.
(...)
Para revelar logo de cara, eu saio do soul norte americano para o folk rock japonês do Happy End, banda liderada por Haruomi Hosono (mais pra frente parte do trio Yellow Magic Orchestra). A banda ganhou pequena fama quando entrou na trilha sonora de "Lost in Translation" com a bela e campestre "Kaze wo Atsumete", terceira faixa do disco. Mas durante as 12 faixas, é possível ir além da mais pop música deles, para entrar num mundo folk, rock 'n roll e, por que não, indie rock e alt. country. E tudo cantado em japonês.
O maior problema da maioria das bandas japonesas, é que os ocidentais, de forma bem generalizada, não conseguem levar a sério o modo deles cantarem, do som que eles tiram em seu pop e essas coisas. Eu consigo entender. Isso acontece muito com música cantada em espanhol também, pelo menos para mim.
Mas a questão é que isso não acontece com o Happy End. Há uma sonoridade e melodia não estranha durante todo o álbum e isso, como já disse antes nos posts suecos, é muito difícil de conseguir. Um certo som universal mesmo cantado em japonês, sem perder identidade.
As influências aqui vão de Beatles a Led Zeppelin, passando até um pouco por Johnny Cash e música tradicional japonesa, que não sei o nome. E o resultado é tão atual como bom, "Ashita Tenki ni Naare", nona faixa, parece ter saído do último disco do Yo La Tengo e "Haikara Hakuchi" soa como uma faixa simples e bem rock n roll tocada por japoneses modernos. Para fechar, "Aiuewo" é 30 segundos do alfabeto japonês cantado. Ponto Final. Fim de disco e fim de post.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Muito obrigado por disponibilizar o cd inteiro, porque onde eu procuro, só encontro "kaze wo Atsumete", que, por sinal, é linda. Obrigado mesmo!
Post a Comment