Tuesday, May 22, 2007

Let's play nurses and doctors
Until the real nurses and doctors catch us shouting curses
Hiding in boxes until the real nurses and doctors come



Eu queria ter postado Making Dens, disco de estréia do Mystery Jets que saiu pela excelente 679 Recordings, ano passado, mas sei lá por qual motivo acabei não postando. Então vou aproveitar que eles estão lançando o disco nos EUA com algumas músicas diferentes e um novo título, Zootime, para falar um pouco deles.

Ouvindo as músicas novas, posso dizer que prefiro as do Making Dens que ficaram de fora. Porém, não quero me aprofundar nisso por um motivo simples: as músicas que realmente valem o disco continuam firmes e fortes, apenas em uma outra ordem.

E a sequência no meio do álbum de "Zootime", "You Can't Fool Me Dennis", "Purple Prose of Cairo" e "Little Bag of Hair" não deixa dúvidas na minha cabeça, o Mystery Jets tem ótimos músicos (o guitarrista é seu pai), backing vocals sempre precisos e um vocalista machucado pelos mais variados motivos que alguém pode se machucar. E isso sempre me pega de jeito.

"Zootime" mostra um caos sonoro e preciso, em "You Can't Fool Me Dennis" Blaine Harrison, vocalista, canta os problemas de confiança em amigos, "Diamonds in the Dark" traz o descobrimento do amor e os primeiros arrependimentos, "The Boy Who Ran Away" a história de um menino abusado (algum membro da banda) que foge de casa e, finalmente, "Little Bag of Hair" sua infãncia nos hospitais por causa de uma má formação na vértebra (Spina Bifida, para quem interessar).

Mas tantos temas carregados desse jeito vêm de forma leve, com guitarras familiares a qualquer ouvido e com um tom meio mágico (prog de Henry Harrison), não há peso no sentimentalisto, mas, sim, emoções em que ele e nem ninguém pode fugir ("Emotions pulls you like a horse drawn cart/You can but only follow it into the day into the dark"). Não há orgulho que se sustente com um bombardeio de emoções assim. Orgulho é uma merda.

No comments: