Tuesday, October 09, 2007

pink zappa

Frank Zappa
Hot Rats [1969]


Eu sempre ouvi Frank Zappa por tabela, mas nunca me interessei o suficiente pra ir e ouvir todos os dez milhões de discos que ele lançou quando vivo e os que lançaram por ele depois de morto.

Mas sempre o respeitei. Zuava seu bigode quando eu ainda não tinha nenhum pêlo na cara, mas foi da boca pra fora. Sempre o respeitei.

(Uma pausa aqui para agradecer enormemente ao Six e à Clara pelo meu novo blog rosa. E me desculpar por todos os comments apagados. Posso não lembrar de todos, mas um dia o dejavu acontece)

E ouvir Hot Rats, disco de 1969 que conta com participações de membros do Mothers of Invention, Captain Beefheart, Jean Luc-Ponty e outros, era tudo que eu precisava para começar meu ano. Meu limbo até 2008. (Sou teimoso).

"Peaches en Regalia" poderia ser trilha para qualquer filme dos anos 70, com muito teclado, metais e outros instrumentos se alternando, uma introdução perfeita para o que vem a seguir: "Willie the Pimp", um bluesjazzrock com Beefheart e sua voz rasgada. Com mais de nove minutos, "Willie..." é a única faixa cantada do álbum e é toda levada pelo baixo e pelos solos precisos da guitarra de Zappa, sem falar na percussão perfeita.

Só essas duas músicas já valeriam o disco. Mas ainda tem muito mais. "Son of Mr. Green Genes" tem uma passagem prog de órgãos, mas o baixo entrega um ritmo que não cabe ao gênero, e quando entram os metais? Não sei mais o que é. No Lado B ainda tem "Little Umbrellas", "The Gumbo Variations" e "It Must Be a Camel", mas você deve ter percebido que não sei mais o que falar. Só ouvindo "The Gumbo Variations".

Hot Rats é quando alguém consegue preencher todos os espaços possíveis do limbo da sua cabeça sem exageros e com muita naturalidade. Pessoas provocam isso sem saber, sem querer.

6 comments:

Clara said...

clap!
disco rosa para blog rosa.

Unknown said...

cresci ouvindo isso ai

Six said...

álbum perfeito.

fernamdo said...

vc sabia que os filhos desse cara regravara "baby one more time" da britney spears?

vi abaixo o 'born to run', uma das pérolas do boss. gostou do magic?

e se quiser ouvir o novo do radiohead quentinho recém-saído do forno, tá postado no meu blogo.

abs!

Biel said...

Eu odeio o zappa xD

Katacultura said...

Zappa é um dos grandes nomes da mpusica no século XX. Adoro este álbum, mas meu preferido ainda é o Overnight Sensation.
Abraço