Wednesday, April 11, 2007



Eu ando meio sem tempo para nada e vou me fechando cada vez mais. Fechar no sentido de não saber o que os outros estão ouvindo ou falando por ai. Eu baixo uns discos, ouço e posto, mas não consigo ir muito além das resenhas do Pitchfork, por exemplo.

Por isso não sei o que se fala, se é que falam, do Lovekevins e de seu disco de estréia, Vs The Snow. O Lovekevins é uma banda sueca que eu tinha escutado umas músicas quando ainda tinha tempo de ir no swedesplease, mas que não é indie pop twee, não totalmente pelo menos. Esse primeiro álbum da dupla Wite e Blak (como está no myspace deles) chega muito perto de uma outra dupla sueca que gosto muito, o Embassy.

Ou seja. O lado indie pop do grupo vem acompanhado de batidas disco e um clima Beach Boys, como se o Junior Senior fosse meio Four Tet, mais sueco e menos Junior Senior. Vou tentar explicar e vou tentar não ser mal interpretado.

Sabe como de vez em quando o Junior Senior soa como uma excelente piadinha (aqui mesmo. não me interprete mal. eu gosto muito dos dois discos da dupla), o Art Brut também. Na minha visão, o que acontece é que eles entendem muito bem a música de hoje e a do passado, e não só a música, como tudo o que se passa ao seu redor: as pequenas sacadas do dia a dia e etc. Pegam esse conhecimento, mas não fazem um negócio novo, nem querem, apenas adequam tudo o que sabem e dão um ar renovado ao punk e a disco, por meio de letras e mistura de ritmos e estilos (musicais e de vida).

O Lovekevins e todas essas bandas suecas não têm nada disso. Eles conseguem adequar estilos que pareceriam piadinhas nas mãos dos outros e dão um ar renovado a estilos e letras muitas vezes ingênuas porque fazem tudo com puro e simples coração. É isso que eu sinto pelo menos, ou o que eu quero pensar.

No Lovekevins, a maior prova disso é "Tamagochi Freestyle", música dance disco com lances de metais e Tamagochi no título. "Down by Law" e "Private Life of a Cat" continuam o ar indie pop, "Transistor Tropics" tem um pé nas bandas suecas de dez anos atrás e "Blakboy Vs. The Snow" e "Yellow Ribbons" mostram a qualidade nas batidas e nos barulhinhos simples e pegajosos. Disco para agora.

No comments: