Sunday, September 16, 2007



Quando o final de semana é recheado de trabalho de faculdade e eu só consegui me acalmar um pouco no domingo às 22:00, pensando que acordo mais cedo para ir pra fisioterapia amanhã, só me resta escutar Jens Lekman até dormir. Melhor, ouvir Jens cantar com seu violão num apartamento vazio de móveis, só ele, duas caixas e um vasinho.

O som desse disco, que acompanha quem encomendou antecipadamente o Night Falls Over Kortedala, é perfeito. São sete canções na sequência - eu abomino quem separou esse disco em faixas, que intercala falas de Jens e músicas lindas e aconchegantes. Tem cover de Paul Simon, músicas novas e algumas do último álbum. Meia hora preciosa. Jens consegue dar um sentido sólido às coisas que faz. À sua mudança de apartamento, ao lançamento de seu disco, à música popular, aos sentimentos e, principalmente, à vida. Nada é jogado ou sem querer e a "ingenuidade" se transforma em pura genialidade de tão sincera e bem narrada que são as histórias.

Rocky Dennis - Rocky Dennis Gor Sin Grej Pa Rasslebygd

E para fechar e comprovar a habilidade de Jens (Rocky Dennis) com o sentido das coisas, posto uma gravação feita sei lá quando e com quem. Parece ser uma reunião com seus amigos, uma rodinha com um belo vinho, todos pedindo músicas, cantando e gritando junto, pedindo silêncio, celebrando e parecendo doentes mentais gritando nessa língua estranha chamada sueca. Ele com uma guitarrinha fuleira e amigos bêbados cantando "You Are The Light", "Black Cab", "A Higher Power", "Eureka", "Bom Babom" (A Sweet Summer's Night on Hammer Hill) é sensacional. No disco Oh You're So Silent Jens, o refrão de "A Sweet..." é com o coro de amigos desse "showzinho" aqui. Se você, assim como eu, abomina a separação em faixas de Kalendervaegen 113D, irá amar isso aqui. No final todos, já um bocado bêbados, gritam juntos "o Jens é um bom companheirooo, ninguém pode negar!", em sueco.

No comments: