Monday, August 20, 2007



Não vou tentar mostrar a obra prima, terceira consecutiva da banda, que é A Hundred Miles Off. Mas vou te dizer que o disco termina com "Another One Goes By". E escutá-la tantas vezes seguidas que nem eu estou fazendo agora me fez lembrar de um momento derradeiro em minha vida, numa noite de julho do ano passado, onde voltei pro carro e essa música estava tocando.

O que havia acontecido não interessa. Eu abri a porta, coloquei minha mala no banco de passageiros, encostei minha cabeça e Hamilton cantou. "and another one goesss/and another one goes by". Balancei de leve a cabeça e comecei a prestar atenção. Só bateria, baixo e um solo tocado de leve. O refrão se repetiu logo em seguida. "Don't know what to offer you/I'm only broke and lonely/And another one goes, and another one goes by".

Dai as guitarras entram, uma ocupando todo o espaço e a outra mais baixa, num solo bonito, fechando num fade out. Fim de música e de disco. Voltei e ouvi aquele pianinho no começo. Tive que voltar de novo. Pianinho de novo. Versos. Refrão. Trecho sem voz. Refrão. E o final com as guitarras.

O Walkmen desperta uma angústia enorme dentro de mim, algo que sinto só quando fico na espera das coisas. E de vez em quando não é questão de agir, é questão de esperar mesmo, porque poucas coisas na verdade dependem somente de mim. E foi só depois de dois discos e onze músicas, exatamente em "Another One Goes By", que o Walkmen conseguiu aliviar toda a tensão e angústia contida, consequentemente aliviar um pouco a minha também. Uma música linda, calma e sem dureza. Porém, ironicamente, ela fala sobre alguém que não consegue pisar pra fora de casa, de alguém que vê as sombras distorcidas da rua na parede e acha bonito, alguém que vê as pessoas passarem uma a uma. E a ironia da ironia? A música não é deles.

The Walkmen - Lemon Hill (não lançada)
The Walkmen - Red River (Trilha de Spider Man)
The Walkmen - Rue The Day (uma de minhas preferidas)

No comments: