Sunday, June 17, 2007



Mais um verdadeiro domingo e eu não tenho nada novo para falar, por isso vou falar do Wilco. Vou postar Sky Blue Sky, porque o disco saiu no Brasil, e desde que botei as mãos nele, fiquei completamente viciado novamento. Prometo ser breve. Nem quero me alongar nisso.
(...)
Cada solinho de guitarra de Nels Cline, o velho, aparece, sem exageros, como uma bênção nas músicas de Jeff Tweedy. No meio de 12 letras sobre sua amada que o deixou e a superação disso e das drogas, Jeff e o resto do grupo lançaran um disco nada ambicioso musicalmente, mas que traz algumas das mais belas canções do ano.

Simplificando, eu vejo um arco nesse disco. Algo que ele começa tentando entender em "Either Way", vai passar por confusão em "You Are My Face" e uma certa angústia por um céu azul em "Sky Blue Sky". Ele ainda vai tentar "Shake it Off", mas em "Hate it Here", quando ele está em casa e sozinho, ele tem que se manter ocupado ("But keeping things clean doesn't change a thing"). Jeff ainda deseja que ela o tivesse deixado como o encontrou, mas começa a ter alguma certeza só em "Walken" e "What Light", antepenúltima e penúltima músicas do disco. E o que dizer da conclusão?

"Please don't cry
This world of words and meanings makes you feel

Outside

Something that you feel already

Deep inside

You've denied

Go ahead an cry


On and on and on we'll stay together yeah

on and on and on

on and on and on"

Nesse arco que faz o disco, o que fica para mim é um resultado para cima, otimista de verdade. E acredito que para Jeff Tweedy também, mesmo sem nada concreto e só dentro de sua cabeça.

No comments: