Friday, January 19, 2007

It's a promise not forgotten

Naquele grupo enorme de pessoas que nada tinham a ver comigo, eu encontrei algumas que faziam valer a pena estar lá. E quando tudo acabou, eu voltei consciente de que, muito provavelmente, nunca mais nos veríamos. E, de fato, não verei mais Umut por aqui.

Para Umut, turco muçulmano não praticante, eu, católico batizado menos praticante ainda, dedico tardiamente esse disco meio gospel também não muito praticante.
(...)
Black Rebel Motorcycle Club - Howl

Esse disco do Black Rebel Motorcycle Club é de 2005, mas muito pouco falado pro meu gosto.

"This is stranger than love or loss,
Turning backwards you face the dawning,
No excuse for a wasted life,
Lightly falling through a whisper of sky.

It's the weight of the world, I know.
As I struggle to be...whole."

Howl não é só o disco em que a banda acalma as guitarras. Isso aqui é rock'nroll de primeira qualidade tocado com violões e poucas guitarras, dando espaço para músicas country, blues e até gospel. Onde o violão e a gaita se encaixam perfeitamente em músicas lindas, e o resultado é um disco impecável do começo ao fim.

"In time, the words will come, they say, with faith, But everything you see just turns you grey"

Cada personagem, cada jesus e cada diabo nessas canções mostram um lado humano bonito, mas sempre confuso e com uma tristeza embutida que parece não ir embora nunca. Desde a voz meio arrastada, do preto e branco de todos os discos, dos violões e das letras. Quando alguém consegue ser preciso sobre os sentimentos sem chorar e sem pintar a cara.

"The vision's softly fades, but there's a light that still remains, And in these walls, I feel your sadness wain, But in the moment you feel no pain"
(...)
"I will stay with Jesus, till I can't stay any more,
And I will stand with Jesus, till I can't take another stone,
And people will see all the good that's concealed,
And people will know, not to feel any sorrow,
Cos I will not stand by and watch you cry...
I"

No comments: