Thursday, December 21, 2006

Feliz Natal e Feliz Ano Novo

Instead of falling/We stand up still smiling.


Aqui está meu especial de Natal e Ano Novo. Muitos discos do pop sueco dos anos 90 para você baixar. Vou mostrar as notas e comentários do allmusic pela simples credibilidade que o site tem.
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Antes de mais nada, eu preciso tentar passar o que é a sonoridade sueca para mim. Está claro que não sou linguista nem nada e tudo isso é muito raso e simples, mas vamos lá.

Eu sempre imagino e percebo o quanto bandas dos mesmos países tendem a certos tipos de melodias que estão intrínsecas, mais que musicalmente, na voz. Mesmo muitas bandas cantando em inglês, certos tons e puxadas na hora de cantar são facilmente detectados.

Não é à toa que o J Pop soa como soa, que bandas britânicas tendem para certa melodia de voz, enquanto os americanos para outras. Ou como brasileiros cantando em inglês seguem um certo caminho. E como o sueco também tem um jeito todo particular. É até óbvio, mas que faz toda a diferença para mim porque eu escuto umas puxadas em certas letras ou sílabas.Fugir disso é difícil. E fugir disso significa ser mais americano, obviamente.

Em algum lugar na internet, eu li um dos Peter Bjorn and John afirmando que, em Writer's Block, eles conseguiram fugir dessa sonoridade sueca e que isso faz muita diferença para a aceitação. Verdade. Mas se não percebo essa sonoridade em Writer's Block, a percebo em qualquer disco do Concretes, na El Perro del Mar, no Jens Lekman, no Dungen, nos primeiros discos do Cardigans, na Frida Hyvonen e em quase todos outros suecos.

E na maioria dos discos que subi aqui, essa sonoridade sueca está bem clara. Apesar de todos os discos serem cantados em inglês. De vez em quando é musical, como puxar uma bossa nova diferente, mas na maioria é nas melodias e nos vocais.
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The Merrymakers - No Sleep 'Til Famous (1995) - Nota: 9

Está clara a breguice desse trio sueco. Mas quão brega não pode ser o I'm From Barcelona, mas ao mesmo tempo bom? Isso aqui é pop de primeira. Enquanto o Cardigans lançava o clássico Life recheado de tecladinhos e pop dos anos 60 com vocal feminino, no mesmo ano, os Merrymakers fizeram esse power pop com muito Beatles e Beach Boys. Eu disse muito. Mais um punhado de baladas e um pouco da "psicodelia de ELO".

This Perfect Day - Don't Smile (1995) - Nota: 9 e recomendado

This Perfect Day é mais guitar band, mais rock; com letras mais diretas e menos floreadas; e refrões e riffs que vão grudar na sua cabeça. Esse disco tem um clima para cima, mas mais sério. Foge um pouco do indie pop que estamos acostumados dos suecos. Acho esse o ponto positivo. A razão para você baixar. Acho "Time After Time", "Don't Smile" e "It's a Shame" incríveis.

Kent - Isola (1997) - Nota; 6

O Kent é a banda mais famosa dessas todas. Eles são o Coldplay da Suécia, mas que existe desde meados dos anos 90. São baladas atrás de baladas. Mas espero que isso e nem a nota mais ou menos o tenha afastado desse disco. Pois consigo encontrar músicas lindas no meio disso tudo. Desconfio que o Coldplay e o Muse ouviram Kent. "If You Were Here" e "Things She Said" são hits.

Komeda - What Makes It Go? (1998) - Nota; 8 e recomendado

Só pela capa é possível afirmar que o Komeda é a banda que tem o pé mais pra frente. O Komeda é dance, funk e pop, sem dever nada para as bandas dance de hoje. De todos até agora, What Makes it Go? é o que mais foge da sonoridade sueca, soando muitas vezes japonês. Nesse clima tão bom de baixão, metais e batidas, tenho até vontade de estourar champagne e vestir branco.

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Mas o Wannadies é minha banda favorita disso tudo e não tem como comparar.

The Wannadies - Aquanautic (1992) - Nota: 9

Esse e o anterior são os que mais têm a sonoridade sueca. Aquanautic, para quem conhece um pouco a banda, é um pouco mais rock, mas sem deixar de lado o pop chiclete. Lembrando o This Perfect Day lá de cima. Com a diferença que esse disco é de 1992, tem violinos, música meio country, indie pop e e melhor. É o começo de tudo para a banda que vai estourar no próximo disco com a bonitinha "You & Me Song". É, é a música do Romeu e Julieta.

The Wannadies - Be a Girl [Japanese Version] (1995) - Nota: 9 e recomendado (10 para mim)

"You and Me Song" é muito simbólica para mim. Primeira faixa do disco, ela começa bossa nova, nesse embalo muito sueco, para alavancar num power pop mundial e não desalavancar mais. Ingenuidade bonita e romantismo nas letras, com espaço para o começo das letras espertas da banda. Os riffs, as guitarras, os teclados, os vocais, os backing, as viradas...Tudo é perfeito. Milimetricamente perfeito. Alguém ainda duvida que 95 foi o tal do ano chave para o pop sueco? 12 pérolas!

The Wannadies - Bagsy Me (1997) - Nota 9 (10 para mim)

Todo mundo deveria ter esse disco. Ele é perfeito musicalmente e em todas as letras. Irônicos, engraçados e bonito."As músicas mais pop açúcar quase escondem as letras sobre raiva, vontade de machucar, resignação e obsessão". Bagsy Me tem até a melhor capa da banda, o melhor encarte. Não só power pop, o disco é mais maleável. Tem guitarras mais pesadas, meio indie rock e baladas mais baladas, quando comparado a Be a Girl. Os duelos de guitarras são empolgantes e Christina Bergmark é perfeita em todos os teclados, na escaleta, nas palmas e nos backing vocals. Mais 12 pérolas. Mas "Shorty", "Friends", "Hit" e "Combat Honey" são inacreditáveis.

The Wannadies - Yeah (2000) - Nota; 9

Yeah é um disco ressentido e mais obscuro em comparação aos anteriores. Brigas com a gravadora renderam letras amargas. Diria que foi um fator positivo. O disco vem com barulhinhos e um pouco eletrônico, por causa da produção de Ric Ocasek, o cara do The Cars. Produção impecável que resultou em músicas que considero as melhores da banda. "Big Fan", "No Holiday", "(You)" e "Idiot Boy".

Em 2003, eu os presenciei ao vivo e foi um dos melhores shows da minha vida. Foi num lugar pequeno porque eles não lançavam nada a mais de três anos e estavam para lançar Before and After. Só tinha fã no lugar. Todo mundo cantou todas as músicas. Sem exageros. A banda se empolgou muito e fez dois bis. No final do show, sob gritos e aplausos intermináveis, Par Wirksten foi ao microfone e falou que não poderiam tocar mais porque não deixaram. Fim.

"Shut my mouth if you're not still around
I'm confused You should have enough
Well bite my fist
Do you know what it means?
It's you and me
We're meant to be
Wasting our time

You win, stupid
I will be your idiot boy"
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Ainda recomendo Eggstone, Red Sleeping Beauty, Acid House King, Club 8 e Popsicle. Procurem.
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Para não ficar só no passado.

Ouça AGORA esse ao vivo do Love is All na KEXP.

Veja trechos do show do Jens Lekman em São Paulo. (Créditos à BotswANA)

E ouça mais uma vez isso aqui porque eu sei que você ficou com vontade.

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